Sobre o Caboclo Pena Dourada

Sobre o Caboclo Pena Dourada temos que em tempos remotos foi Cacique de Penas , pai de Raio de Sol , esposa amada do Cavaleiro da Estrela Guia. O bondoso Cacique, socorreu o Cavaleiro na hora de sua dor de seu sofrimento a pedido de João da Mina , grandioso espírito de luz da linnha africana, que a todos socorria e ensinava.

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

AINDA SOBRE OXUMARÉ ...

A história que deu origem da oração de Oxumaré

É uma cobra arco-íris que envolve a terra e morde a cauda, representando a continuidade dos ciclos, possui agilidade, mobilidade e destreza. Esse orixá é uma junção do feminino e do masculino. Isso faz com que Oxumaré carregue os opostos dentro de si, representando todos os momentos da nossa vida, exatamente por carregar o oposto, bem e mau, fartura e carência, a perda e o ganho. Por isso também a oração de Oxumaré é muito forte.
Existem duas histórias sobre o nascimento desse orixá. A primeira história diz que mesmo com o desentendimento entre Nanã e Oxalá por causa do abandono do filho Omulu que nasceu com chagas, o casal teve outra criação que foi Oxumaré, mas por conta da praga que foi jogada em Nanã, Oxumaré nasceu com problemas, sem braços e pernas, ele rastejava pelo chão como uma cobra, mas tinha forma de humano e Nanã novamente abandonou o filho.
Mas Oxumaré não precisou de auxílio de ninguém para continuar vivendo e aprendeu a caçar, nadar, subir em árvores. O orixá da profecia Orunmilá se comoveu com o menino e o transformou no orixá mais bonito e o deixou encarregado de levar e trazer as águas, por isso a oração de Oxumaré também é para pedir chuva.
A segunda história diz que Nanã engravidou, o orixá da profecia Orunmilá foi visitá-la e falou para não se preocupar, porque seu filho seria perfeito e ainda se tornaria o orixá mais bonito, mas como forma de castigo pelo que tinha feito a Omulu, o filho não se apegaria a ninguém e ela não conseguiria viver ao seu lado por causa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário