Sobre o Caboclo Pena Dourada

Sobre o Caboclo Pena Dourada temos que em tempos remotos foi Cacique de Penas , pai de Raio de Sol , esposa amada do Cavaleiro da Estrela Guia. O bondoso Cacique, socorreu o Cavaleiro na hora de sua dor de seu sofrimento a pedido de João da Mina , grandioso espírito de luz da linnha africana, que a todos socorria e ensinava.

Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Teogonia Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada Oxóssi

O conhecimento é uma qualidade de Deus e Oxóssi é sua divindade unigênita, pois ele é em si mesmo o Conhecimento Divino que ensina a todos a conhecerem a si mesmos a partir do conhecimento sobre o Nosso Divino Criador.
Olorum gerou em si o conhecimento sobre tudo o que criou , e porque tem conhecimento sobre toda a Sua criação, então o conhecimento assumiu a condição em uma qualidade Sua , à qual Ele imantou como um dos mistérios da criação, já que gera em Si o conhecimento e é em Si onisciente ou conhecedor de tudo ou de todos.Portanto Oxóssi rege sobre o conhecimento e irradia o tempo todo a todos porque é em Si mesmo o Conhecimento Divino ou a Onisciência de Deus.
Oxóssi, por ser unigênito na Qualidade Divina do conhecimento também gera em si conhecimentos Divinos e aqueles sobre a gênese das coisas de Deus.

Por ser a divindade manifestadora do conhecimento Divino ,Oxóssi está em todas as qualidades de Deus manifestadas pelas suas outras divindades , assim como todas estão em Oxóssi que é em si mesmo o conhecimento.
Seu magnetismo expande as faculdades dos seres,aguça o raciocínio e os predispõe a ir buscar a gênese das coisas (o conhecimento sobre elas).
Logo Oxóssi é o estimulador natural dessa busca incessante sobre a nossa própria origem Divina. E quanto mais sabemos sobre ela ,maior é o nosso respeito pela criação e mais sólida é a nossa fé em Deus, pois passamos a encontrá-lo em nós mesmos.
Então, Oxóssi está tanto na natureza como nos conhecimentos sobre a criação, assim como está na fé,porque nos esclarece sobre a nossa origem Divina e nos ensina a conhecermos Deus racionalmente.
Por sua natureza expansiva e seu grau de divindade guardiã dos mistérios da natureza Oxóssi é descrito nas lendas como um Orixá Caçador e ligado às matas , (aos vegetais. Como  divindade ele é o estimulador da busca do conhecimento e guardião dos segredos medicinais das folhas.
Enfim, Oxóssi é a divindade doutrinadora que esclarece os seres e a partir do conhecimento vai religando-os ao Pai Maior, o Divino Criador.
Por isso e porque o conhecimento está em tudo ou em todos, assim como está nas outras qualidades Divinas, Oxóssi é interpretado como a divindade que atua nos seres aguçando o raciocínio , esclarecendo-se e expandindo-se as faculdades mentais ligadas ao aprendizado das coisas religiosas , estimulando-os a buscar em Deus sem fanatismo ou emotividade , mas com conhecimento e fé.
O magnetismo de Oxóssi expande a capacidade de raciocinar e fortalece o mental do ser,pois o satura com a sua essência e energia vegetal curadora de doenças emocionais e dos desequilíbrios energéticos que surgem a partir da vivenciação de conceitos errôneos paralisadores da evolução como um todo na vida das pessoas.
Oxóssi polariza e se completa com Obá na linha do conhecimento Divino.
Oferenda - velas brancas ,verde e rosa ,cerveja,vinho doce e licor de cajú ,flores do campo e frutas variadas ,tudo depositado em bosque e matas.
Água de Oxóssi para lavagem de cabeça - (amaci) água da fonte com guiné macerada ,curtida por três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário